QUESTIONARIO - Principais abordagens sobre a Aprendizagem
Exercícios
1.
A aprendizagem pode ser definida como uma influência relativamente permanente no comportamento, conhecimento e no raciocínio, adquirida por meio da experiência. Existem, contudo, outras capacidades demonstradas pelos indivíduos que são congênitas ou inatas, isto é, não aprendidas. Diante das afirmativas apresentadas no enunciado, assinale a alternativa que apresenta uma situação verídica, capaz de ilustrar uma capacidade adquirida por aprendizagem.
A.
Indivíduos aprendem a engolir.
B.
Indivíduos aprendem a espirrar e a tossir.
C.
Indivíduos aprendem a lavar pratos.
D.
Indivíduos aprendem a mover-se.
E.
Indivíduos aprendem a piscar quando algo entra em contato com os seus olhos.
Exercícios
2.
Existem diversas abordagens sobre o modo como adquirimos conhecimento e processamos as experiências e as informações que possibilitam a aprendizagem. O Behaviorismo radical é uma visão da abordagem comportamental que procura explicar como se dá a aprendizagem do comportamento pelo indivíduos. Sobre a visão behaviorista é CORRETO afirmar que:
A.
Para os behavioristas, comportamentos são explicados pela observação dos processos mentais.
B.
Pensamentos, sentimentos e motivos podem ser manipulados em estudos científicos.
C.
Pareamento de estímulo é o nome dado por behavioristas para a ação que conecta ou associa dois eventos.
D.
Relações comportamentais estão isentas da sucessão dos eventos ambientais e da resposta dos indivíduos a estes eventos.
E.
Redução da ansiedade e relaxamento profundo são fatores que caracterizam o pareamento de estímulo.
Exercícios
3.
Reforçamento positivo e reforçamento negativo são conceitos utilizados pela abordagem comportamental para indicar uma forma de aumentar a probabilidade de que um comportamento venha se repetir no futuro. No caso do reforçamento positivo, há sempre a apresentação de um bom estímulo, ao passo que no reforçamento negativo há a remoção de um estímulo adverso. Já a punição diz respeito à diminuição da probabilidade de ocorrência futura de um comportamento. É muito importante não confundir uma punição com um reforçamento negativo. Considerando as afirmações há pouco apresentadas, assinale a alternativa que exemplifica um reforçamento negativo.
A.
Um estudante entrega seu trabalho ao professor, que o elogia pela pontualidade.
B.
Um estudante para de interromper as aulas, após uma repreensão do professor.
C.
Um estudante se concentra melhor nos estudos quando sua mãe diminui o volume do rádio no cômodo ao lado.
D.
Um estudante mostra bom desempenho nos estudos e, como prêmio, é contemplado com uma bolsa de estudos.
E.
Um estudante vai mal nas avaliações semestrais e é advertido sobre os riscos de perder sua bolsa de estudo.
Exercícios
4
A análise do comportamento, característica da abordagem comportamental, é constantemente aplicada à prática educadora para alterar certos padrões de resposta dos alunos. Uma vez que se identifica um comportamento alvo específico que precisa ser mudado, ou mesmo adquirido, seleciona-se os estímulos reforçadores ou de punição, para em seguida aplicá-los em favor de um controle do comportamento que se almeja atingir. Os usos da análise do comportamento incluem a:
A.
compreensão dos processos cognitivos dos estudantes.
B.
compreensão de como o ambiente influencia na cognição.
C.
demanda de aumentar a ocorrência de certos comportamentos.
D.
punição severa dos estudantes por atitudes indesejadas.
E.
utilização de exemplos para que a aprendizagem se dê por observação, sem interferências.
Exercícios
5.
Considere que Melissa é uma aluna problemática e cujo comportamento em sala de aula vem atrapalhando toda a classe. A professora de Melissa observa que a aluna gosta de ficar distraindo suas amigas na classe e, por isso, decide que todas as vezes que ela atrapalhar a aula, deverá permanecer no corredor até que a aula seja concluída. No entanto, a professora verificou que, após algumas tentativas, o comportamento de Melissa piorou. Além disso, a professora percebeu, ao observar a aluna, que Melissa permanece no corredor acessando aplicativos de seu celular. Do ponto de vista da abordagem comportamental, a professora erra ao enviar Melissa para o corredor porque:
A.
a presença das amigas em sala de aula funcionam como um reforço negativo para Melissa.
B.
a professora deveria aplicar um reforço positivo para diminuir o mau comportamento da aluna.
C.
é reforçador para o mau comportamento da aluna ficar no corredor.
D.
o reforçamento negativo utilizado pela professora não é eficiente.
E.
se o objetivo da professora era diminuir um mau comportamento, seria preciso usar um reforço negativo.
MUITO BOM GOSTEI DAS RESPOSTAS. TUDO CERTO!
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