QUESTIONARIO - Concepção do desenvolvimento humano
Exercícios
1.
O Sr. Huxtaby está proferindo uma palestra sobre desenvolvimento para uma associação de pais e professores. Nessa palestra, qual das seguintes alternativas NÃO descreve um exemplo de desenvolvimento?
A.
Melhora da memória.
B.
Mudanças na puberdade.
C.
Mudanças nas amizades.
D.
Uma tendência inata à timidez.
E.
Um aumento na altura.
Exercícios
2.
A Sra. Halle leciona para o 2º ano. Considerando que os alunos que completam 7 anos naquele ano estão matriculados no 1º ano, por qual período de desenvolvimento ela deve ter mais interesse?
A.
Adolescência.
B.
Infância
C.
Terceira infância.
D.
Período pré-natal.
E.
Primeira infância.
Exercícios
3.
Muitas áreas do conhecimento estudam os seres humanos nos seus mais diversos aspectos, entre estes o desenvolvimento humano do ciclo da vida é estudado por especialistas na medicina, antropologia, sociologia, educação, entre outras. O que se define por desenvolvimento do ciclo da vida?
A.
O desenvolvimento humano compreende os aspectos físicos, cognitivos e psicossociais, sendo que no primeiro estuda-se os aspectos de crescimento do corpo e cérebro, por exemplo e, no cognitivo aprendizagem, memória e raciocínio e no terceiro as questões emocionais e de personalidade.
B.
O desenvolvimento humano compreende diferentes aspectos, como o físico e o espiritual. Dentro do aspectos físico há as características biológicas que se subdividem em cognitivas e fisiológicas, destacando-se as doenças e o conhecimento genético de cada indivíduo.
C.
O ciclo da vida é representado pelas diferentes atadas pelas quais o homem transforma-se fisicamente ao longo de toda sua existência, assim, compreende-se como desenvolvimento do ciclo da vida os estudos referentes às características biológicas da infância, fase adulta e velhice dos seres humanos.
D.
Desde que é concebido até a morte, o ser humano passa por transformações físicas que são produzidas pelo DNA, que é a sua herança genética e pelas transformações que sofre influenciado pelo meio, ou seja, as doenças e anticorpos que desenvolve de acordo com seu local de vivência e isso interfere em toda sua estrutura.
E.
Sendo um sujeito complexo, os seres humanos são diferentes entre si e os estudos analisam essas características físicas e cognitivas com o intuito de mapear o os seres humanos ao longo de sua existência, por isso o termo desenvolvimento do ciclo da vida analisa a infância, adolescência, a fase adulta e a fase senil.
Exercícios
4.
Os resultados de Alexander nos testes de rendimento de matemática estão entre os mais altos do país. Em contrapartida, os resultados nos testes de leitura indicam que ele está abaixo da média, contudo, está aprendendo e ampliando seu nível de conhecimento a cada aula. Sempre que a Professora explica um novo conteúdo e o coloca para realizar as atividades, observa que Alexander está mudando pouco a pouco e não esquece o que aprendeu antes. Apesar de representar uma questão muito debatida, podemos dizer que, no exemplo acima, o desenvolvimento ocorreu:
A.
A partir de estágios distintos ocorre a aprendizagem, portanto, por descontinuidade.
B.
Todo desenvolvimento e aprendizagem relaciona-se à experiência inicial e posterior da criança.
C.
No processo de Continuidade que envolve mudanças gradativas e cumulativas.
D.
A aprendizagem ocorrerá, ainda que processualmente, por ser inato no ser humano.
E.
Aprender e desenvolver-se ao longo da escolaridade é uma característica que se apoia na hereditariedade
Exercícios
5.
Os cursos de formação de professores traz em suas diretrizes curriculares a necessidade de que o futuro professor conheça mais sobre o desenvolvimento humano. Assim, há inúmeras disciplinas nos currículos que trazem esse conteúdo. Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I - Conhecer como se desenvolve o aluno permite ao professor organizar e desenvolver o ensino de maneira adequada, cumprindo sua função social que é a formação humana.
PORQUE
II - A sala de aula é um espaço complexo que exige do professor conhecer as diferenças individuais no âmbito intelectual, psicológico, fisiológico e político.
A.
A assertiva I é uma proposição verdadeira e a assertiva II é uma proposição falsa.
B.
As assertivas I e II são proposições verdadeiras, mas a assertiva II não é justificativa da I.
C.
As assertivas I e II são proposições verdadeiras, e a assertiva II é justificativa correta da assertiva I.
D.
As assertivas I e II são proposições verdadeiras, e a assertiva I é a justificativa da assertiva II.
E.
As assertivas I e II não são proposições verdadeiras.
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