QUESTIONARIO - Necessidades Educacionais de Alunos com Deficiência

Exercícios

1. 

Marta está no 4º ano do Ensino Fundamental, ao ser chamada para apresentar-se oralmente, fica evidente que a aluna tem dificuldades em entender como os sons e as letras se combinam para formar as palavras. Isso acontece porque Marta tem um transtorno que causa uma limitação grave em sua capacidade de ler e soletrar. Com base no que foi descrito podemos afirmar que a dificuldade de Marta esteja associada a qual dificuldade de aprendizagem:


A. 

a discalculia.

 

B. 

a disgrafia.

 


C. 

a dislexia.

 

D. 

a dislalia.

 


E. 

a TDAH.

Exercícios 

2. 

Considere o TDAH um problema de ordem neurológica que se caracteriza por sinais como inquietude, desatenção, falta de concentração, impulsividade e que pode ocasionar um baixo desenvolvimento educacional. Qual dos seguintes professores tem maior probabilidade de ajudar estudantes com TDAH a ter sucesso no aprendizado?


A. 

A professora Amanda é bastante liberal, de forma que os alunos sóprecisam prestar atenção às aulas, durante um período de tempo curto.

 


B. 

A professora Juliana mantém uma estrutura rigorosa e expectativas explícitas. O aprendizado frequentemente é suplementado com a atividade física.

 


C. 

A professora Laura espera que os alunos permaneçam sentados porlongos períodos de tempo, trabalhando de maneira independente em suas carteiras.

 


D. 

A professora Sueli permite que os alunos trabalhem em seu próprio ritmo, em tarefas auto-selecionadas por eles, dando-lhes um retorno esporádico de seu progresso e comportamento.

 


E. 

A professora Vânia dispende grande parte de seu tempo dando conselhos sobre comportamento e progresso educacional aos seus alunos, com o intuito de motivá-los a melhorar.

 

Exercícios 

3. 

A professora de primeiro ano de Humberto o considera um menino dócil e muito esperto. Ela se admira pela facilidade dele em conquistar, a cada dia ,novas amizades. No entanto, ela nota que ele pisca muito e segura os livros muito perto do rosto. Qual das seguintes atitudes a professora poderá tomar, diante dessa observação em relação ao comportamento dele?


A. 

A professora deve encaminhar Humberto ao psicólogo da escola.

 


B. 

A professora deve falar para os pais do aluno procurarem por um fonoaudiólogo.

 


C. 

A professora deve orientar os pais do alunos para que Humberto faça um exame oftalmológico.

 


D. 

A professora precisa solicitar a transferência de Humberto para uma sala de alunos especiais.

 


E. 

A professora terá que estar atenta em evitar leituras em sala de aula.

 

Exercícios 

4. 

O professor Roberto tem ficado aborrecido com Carlos, um de seus alunos do 5º ano do ensino fundamental. É que, ao fazer perguntas a Carlos em sala de aula, o aluno leva muito tempo para respondê-la. Na verdade, toda vez que Carlos se expressa, a estrutura de suas frases não é tão boa como a dos outros alunos da classe, e ele geralmente apresenta suas ideias de uma maneira ilógica. O professor notou que Carlos possui inclusive certa dificuldade em compreender as perguntas que lhe são feitas, embora nunca peça ao professor para as repetir. Ao se aborrecer com Carlos, o professor Roberto parece desconhecer que o aluno sofre de:


A. 

um transtorno auditivo.

 


B. 

um transtorno específico de linguagem (TEL).

 


C. 

um transtorno de fluência.

 


D. 

um transtorno de linguagem.

 

E. 

um transtorno de voz.

 

Exercícios 

5. 

A maior parte das crianças apresenta alguma questão de ordem emocional, durante os anos que correspondem à sua permanência no ensino fundamental. Quando estas questões se tornam sérias, recorrentes ou muito duradouras, fala-se em transtornos emocionais ou comportamentais. Considerando os alunos, todos eles de uma classe do 7º ano ano do ensino básico descritos abaixo, qual deles corre mais risco de desenvolver um transtorno emocional ou comportamental sério?


A. 

Amanda, que apresenta certo grau de deficiência auditiva, motivos pelo qual precisa se sentar mais próximo à mesa do professor.

 


B. 

Bruno, um aluno que perdeu o pai há alguns anos e que prefere não participar muito nas atividades em que os alunos devem falar de seus pais.

 


C. 

Caio, um aluno que tira notas muito baixas em todas as matérias e é sempre muito arredio e agressivo, chegando a ser muitas vezes uma criança violenta.

 


D. 

Daiane, uma menina popular, sempre elogiada pelos colegas , mas que no passado teve dificuldades de auto-aceitação.

 


E. 

Fabrício, um aluno com TDAH que faz uso de medicamentos e de acompanhamento profissional para controlar seu transtorno.

Comentários

Relaçao Etnico-Racial no Brasil - UNID 1

QUESTIONARIO - Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa

QUESTIONARIO - Orientação e Práticas de Projetos de Ensino Fundamental

QUESTIONARIO 3 - Metodologia de Arte e Movimento: Corporeidade

QUESTIONARIO - Metodologia e Prática do Ensino da Matemática e Ciências

QUESTIONARIO 2 - Psicologia Sócio-Interacionista

QUESTIONARIO - PEDAGOGIA INTERDISCIPLINAR

QUESTIONARIO I - PSICOLOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA

QUESTIONARIO 1 - Metodologia de Arte e Movimento: Corporeidade

QUESTIONARIO: Filosofia, Comunicacao e Ética - UNIDADE 2

QUESTIONARIOS - Estudos Disciplinares VIII