QUESTIONARIO - Diversidade sociocultural
Em um estudo intercultural, são realizadas comparações dos padrões de comportamento de diferentes culturas. Um estudo envolvendo alunos canadenses, estadunidenses, japoneses e taiwaneses foi realizado da seguinte maneira: alunos de cada nacionalidade foram encaminhados para uma sala de aula em que não havia contato com os demais alunos. Em seguida, em cada uma dessas sala de aula, os alunos encontram uma lista de tarefas as quais deveriam desenvolver, apresentando o resultado de seus trabalhos em uma bancada. Durante a execução das tarefas, notou-se que, enquanto os alunos norte-americanos realizavam suas tarefas de maneira mais independente dos demais colegas, os alunos asiáticos trabalhavam em grupos. Diante deste fato e considerando seus conhecimentos sobre o conceito de Cultura, é CORRETO afirmar que:
A.
Ao ver o modo como os americanos se comportaram, os asiáticos tenderiam a imitá-los.
B.
Ao saber que os asiáticos trabalharam em grupos, os americanos certamente se sentiram envergonhados.
C.
Em ambos os casos os alunos priorizaram seus interesses pessoais, o que caracteriza um alto nível de individualismo entre os grupos.
D.
Se fosse dito aos grupos, logo no início do teste, que eles poderiam escolher entre dividir as tarefas ou realizá-las em grupos, os resultados jamais se repetiriam.
E.
Se todos os alunos fossem aleatoriamente divididos, provavelmente haveria resistência de
alguns alunos no momento da organização das tarefas em cada grupo.
2. Exercícios
O status socioeconômico dos alunos afeta a qualidade de seu desenvolvimento educacional. O estudante pobre enfrenta dificuldade que vai desde a falta de recursos necessários para bancar uma educação de qualidade à ausência de um acompanhamento parental adequado. Entre as atitudes que podem auxiliar alunos de baixa renda a alcançarem um bom desempenho, podemos identificar:
A.
A atitude de se focar na criança, abstraindo-se de seu contexto.
B.
A flexibilidade nas correções de exercícios.
C.
A indiferença em relação ao que as crianças já sabem.
D.
A rigidez na disciplina dentro e fora da sala de aula.
E.
O oferecimento de exemplos de pessoas bem-sucedidas vindas de comunidades carentes.
Exercícios
3.
Habilitar é um termo empregado para descrever a tarefa de proporcionar às pessoas as capacidades intelectuais e de competição necessárias para que se tornem pessoas bem-sucedidas e comprometidas com o mundo a sua volta. Assinale a alternativa em que uma prática educacional eficaz para habilitar estudantes está CORRETAMENTE apresentada:
A.
Evitar diferentes perspectivas culturais para minimizar conflitos.
B.
Evitar assuntos polêmicos como as diferenças étnicas ou a discriminação.
C.
Promover uma educação que dê maior importância ao idioma nativo dos alunos.
D.
Promover um sentimento ufanista, de modo que o estudante se vanglorie da própria cultura.
E.
Valorizar uma visão crítica sobre os fatores que constituem os traços étnicos e culturais do estudante.
Exercícios
4.
Certa escola de ensino médio de São Paulo é uma instituição com grande diversidade étnica, mas que vive um considerável conflito. Sempre que possível, os estudantes se compõem em grupos de acordo com a própria etnicidade. Já quando são forçados a trabalhar em grupos etnicamente diversos, os estudantes frequentemente protestam e não cooperam. Diversos episódios de violência por motivos raciais ocorreram durante este ano escolar. Com base em informação do texto, quais das seguintes práticas devem melhorar o relacionamento entre estudantes de diferentes grupos étnicos, promovendo a diminuição dos preconceitos entre eles?
A.
Designar a leitura de livros que abordem a história e as contribuições de vários grupos étnicos e refletir sobre eles.
B.
Formar somente grupos de trabalho com alunos de etnias diferentes, para que tenham a oportunidade de se conhecer e diminuir os conflitos.
C.
Ignorar totalmente a etnicidade para que os alunos gradualmente se tornem menos conscientes sobre as diferenças étnicas.
D.
Permitir que os estudantes façam parte de grupos de etnicidade única, porque já têm idade suficiente para fazerem essa escolha sozinhos.
E.
Segmentar as salas de aula de acordo com as etnias de pertença dos alunos, criando horários alternativos de intervalo para evitar conflitos desta natureza.
Exercícios
5.
Um professor defende o ensino de um conjunto de conhecimentos fundamentais, incluindo a transmissão dos valores de sua própria cultura. O professor deseja que os alunos possam ser alfabetizados culturalmente, isto é, que aprendam a se adaptar a uma determinada cultura. Este tipo de ensino a que o professor se propõe deve ser considerado:
A.
Negativo, pois cada aluno deve ser educado exclusivamente por meio dos valores de sua cultura.
B.
Positivo, pois os alunos devem valorizar apenas a cultura onde a escola se insere.
C.
Negativo, pois transmite a ideia de que exista uma cultura hegemônica que deve ser absorvida por todos.
D.
Positiva, pois se todos receberem a mesma educação cultural, findam-se os preconceitos.
E.
Negativa, pois exitem grupos étnicos que não conseguem evoluir para outros padrões culturais.
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