QUESTIONARIO - Conceito de Inteligência


 Exercícios

1.

O conceito de Inteligência refere-se à uma capacidade cognitiva que permite o pensamento. Já os estilos de aprendizagem não são capacidades, mas maneiras preferidas de utilização das capacidades. Podemos observá-los no modo como os alunos elaboram um problema, ou apresentam a solução de um exercício. Considere, por exemplo, um aluno que não apresenta dificuldades de captar o ponto central de uma determinada questão e que, por isso, costuma errar o foco ao tentar respondê-la. Mesmo produzindo uma resposta, ela nem sempre é satisfatória, pois o aluno não se concentrou em responder exatamente ao que lhe foi perguntado, mesmo tendo capacidade para fazê-lo. Nesse caso, podemos dizer que tal aluno possui um estilo de aprendizagem:

A. 

impulsivo.

 

B. 

impulsivo ou superficial.

 

C. 

profundo.

 

D. 

reflexivo.

 

E. 

superficial.

 

Exercícios

2.

Por personalidade compreendemos os tipos de pensamentos, emoções e comportamentos distintos que caracterizam o modo como o indivíduo se adapta ao mundo. Assim como ocorre com a pesquisa sobre múltiplas inteligências, alguns psicólogos são propensos a identificar cinco principais dimensões da personalidade. Desse modo, para cada um dos “cinco grandes” fatores da personalidade, podem ser atribuídas características e comportamentos específicos. Um aluno cujo fator de personalidade é majoritariamente escrupuloso, é muito provavelmente:

A. 

amante da diversão ou melancólico.

 

B. 

calmo ou ansioso.

 

C. 

independente ou conformado.

 

D. 

organizado ou desorganizado.

 

E. 

colaborador ou não colaborador.

 

Exercícios

3.

O temperamento está relacionado à personalidade e aos estilos de aprendizagem e pensamento. Temperamento é o estilo comportamental de uma pessoa, em seus modos característicos de reação. Alguns estudantes são ativos, outros são calmos. Alguns reagem calmamente; outros com nervosismo e ansiedade. Tais descrições envolvem as variações temperamentais. Existem basicamente três tipos de comportamento:


● Uma criança de temperamento fácil geralmente está́ de bom humor, rapidamente estabelece rotinas na infância e adapta-se com facilidade a novas experiências.
● Uma criança de temperamento difícil reage negativamente e chora com frequência, não estabelece rotinas diárias e tem dificuldade em adaptar-se a mudanças.
● Uma criança de aquecimento lento tem um baixo nível de atividade, de certa forma é́ negativa e apresenta baixa intensidade de humor.
Um outro modo de classificar o temperamento é́ focar as diferenças entre uma criança tímida, retraída e uma criança sociável, extrovertida e comunicativa.

Com base nisso, apresente a alternativa em que a reação corresponde ao temperamento descrito. 

A. 

Uma criança que apresenta uma baixa intensidade de humor é mais constante e por isso é de temperamento fácil.

 

B. 

Uma criança que tem dificuldades a adaptar-se às mudanças é uma criança cujo temperamento é o de aquecimento lento.

 

C. 

Um criança que rapidamente estabelece rotinas da infância, mas que muda essas rotinas conforme as circunstâncias externas, tem temperamento difícil.

 

D. 

Uma criança que tende a ficar quieta e realiza menos atividades é, possivelmente, uma criança de aquecimento lento.

 

E. 

Um criança expansiva e comunicativa é uma criança de temperamento difícil.

Exercícios

4.

A melhor maneira para se caracterizar a personalidade de um indivíduo é levar em conta uma situação envolvida, pois os pesquisadores concluíram que os estudantes preferem determinadas situações e evitam outras, de acordo com a própria personalidade. Esse tipo de observação caracteriza o conceito de interação pessoa-situação. Ciente disso, considere uma aluna de nome Maria, uma criança expansiva, agradável e alegre. De acordo com o conceito de interação pessoa-situação, qual afirmação a seguir mais caracteriza Maria?

A. 

Maria gosta de ajudar aos outros em todas as situações, pois é bastante atenta às suas necessidades.

 

 

 

B. 

Maria gosta de trabalhar em situações que envolvem interação com outros estudantes

 

C. 

Maria gosta de trabalhar sozinha em situações que envolvem detalhes.

 

D. 

Maria precisa aprender a controlar seus impulsos.

 

E. 

Maria prefere brincar sozinha exercitando sua imaginação.

 

Exercícios

5.

Certo professor recebeu a tarefa de substituir um colega em uma das salas de aula em que trabalhava. O colega se ausentaria até o final do semestre e, por isso, decidiu passar ao professor substituto um arquivo no qual havia transcrito, além de informações, uma descrição sucinta de cada aluno. O professor substituto abriu então o arquivo em seu tablet e viu que havia ali nas primeiras linhas de um quadro a foto da primeira aluna da lista de chamada, seguida da seguinte descrição: "quieta, insegura e um pouco ansiosa". Recordando-se dos fatores de personalidade, o professor substituto logo percebeu tratar-se de uma aluna de:

A. 

 

temperamento fácil.

 

 

 

B. 

certa instabilidade emocional.

 

C. 

personalidade extrovertida.

 

D. 

personalidade escrupulosa.

 

E. 

temperamento difícil.

Comentários

Relaçao Etnico-Racial no Brasil - UNID 1

QUESTIONARIO - Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa

QUESTIONARIO - Orientação e Práticas de Projetos de Ensino Fundamental

QUESTIONARIO 3 - Metodologia de Arte e Movimento: Corporeidade

QUESTIONARIO - Metodologia e Prática do Ensino da Matemática e Ciências

QUESTIONARIO 2 - Psicologia Sócio-Interacionista

QUESTIONARIO - PEDAGOGIA INTERDISCIPLINAR

QUESTIONARIO I - PSICOLOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA

QUESTIONARIO 1 - Metodologia de Arte e Movimento: Corporeidade

QUESTIONARIO: Filosofia, Comunicacao e Ética - UNIDADE 2

QUESTIONARIOS - Estudos Disciplinares VIII