QUESTIONARIO - Principais abordagens sobre a Aprendizagem

 


Exercícios

1.

A aprendizagem pode ser definida como uma influência relativamente permanente no comportamento, conhecimento e no raciocínio, adquirida por meio da experiência. Existem, contudo, outras capacidades demonstradas pelos indivíduos que são congênitas ou inatas, isto é, não aprendidas. Diante das afirmativas apresentadas no enunciado, assinale a alternativa que apresenta uma situação verídica, capaz de ilustrar uma capacidade adquirida por aprendizagem.


A. 

Indivíduos aprendem a engolir.

 


B. 

Indivíduos aprendem a espirrar e a tossir.

 


C. 

Indivíduos aprendem a lavar pratos.

 


D. 

Indivíduos aprendem a mover-se.

 


E. 

Indivíduos aprendem a piscar quando algo entra em contato com os seus olhos.

 

Exercícios

2.

Existem diversas abordagens sobre o modo como adquirimos conhecimento e processamos as experiências e as informações que possibilitam a aprendizagem. O Behaviorismo radical é uma visão da abordagem comportamental que procura explicar como se dá a aprendizagem do comportamento pelo indivíduos. Sobre a visão behaviorista é CORRETO afirmar que:


A. 

Para os behavioristas, comportamentos são explicados pela observação dos processos mentais.

 


B. 

Pensamentos, sentimentos e motivos podem ser manipulados em estudos científicos.

 


C. 

Pareamento de estímulo é o nome dado por behavioristas para a ação que conecta ou associa dois eventos.

 


D. 

Relações comportamentais estão isentas da sucessão dos eventos ambientais e da resposta dos indivíduos a estes eventos.

 


E. 

Redução da ansiedade e relaxamento profundo são fatores que caracterizam o pareamento de estímulo.

Exercícios

3.

Reforçamento positivo e reforçamento negativo são conceitos utilizados pela abordagem comportamental para indicar uma forma de aumentar a probabilidade de que um comportamento venha se repetir no futuro. No caso do reforçamento positivo, há sempre a apresentação de um bom estímulo, ao passo que no reforçamento negativo há a remoção de um estímulo adverso. Já a punição diz respeito à diminuição da probabilidade de ocorrência futura de um comportamento. É muito importante não confundir uma punição com um reforçamento negativo. Considerando as afirmações há pouco apresentadas, assinale a alternativa que exemplifica um reforçamento negativo.


A. 

Um estudante entrega seu trabalho ao professor, que o elogia pela pontualidade.

 


B. 

Um estudante para de interromper as aulas, após uma repreensão do professor.

 


C. 

Um estudante se concentra melhor nos estudos quando sua mãe diminui o volume do rádio no cômodo ao lado.

 


D. 

Um estudante mostra bom desempenho nos estudos e, como prêmio, é contemplado com uma bolsa de estudos.

 


E. 

Um estudante vai mal nas avaliações semestrais e é advertido sobre os riscos de perder sua bolsa de estudo.

Exercícios

4

A análise do comportamento, característica da abordagem comportamental, é constantemente aplicada à prática educadora para alterar certos padrões de resposta dos alunos. Uma vez que se identifica um comportamento alvo específico que precisa ser mudado, ou mesmo adquirido, seleciona-se os estímulos reforçadores ou de punição, para em seguida aplicá-los em favor de um controle do comportamento que se almeja atingir. Os usos da análise do comportamento incluem a:


A. 

compreensão dos processos cognitivos dos estudantes.

 


B. 

compreensão de como o ambiente influencia na cognição.

 


C. 

demanda de aumentar a ocorrência de certos comportamentos.

 


D. 

punição severa dos estudantes por atitudes indesejadas.

 


E. 

utilização de exemplos para que a aprendizagem se dê por observação, sem interferências.

 

 

Exercícios

5.

Considere que Melissa é uma aluna problemática e cujo comportamento em sala de aula vem atrapalhando toda a classe. A professora de Melissa observa que a aluna gosta de ficar distraindo suas amigas na classe e, por isso, decide que todas as vezes que ela atrapalhar a aula, deverá permanecer no corredor até que a aula seja concluída. No entanto, a professora verificou que, após algumas tentativas, o comportamento de Melissa piorou. Além disso, a professora percebeu, ao observar a aluna, que Melissa permanece no corredor acessando aplicativos de seu celular. Do ponto de vista da abordagem comportamental, a professora erra ao enviar Melissa para o corredor porque:


A. 

a presença das amigas em sala de aula funcionam como um reforço negativo para Melissa.

 


B. 

a professora deveria aplicar um reforço positivo para diminuir o mau comportamento da aluna.

 


C. 

é reforçador para o mau comportamento da aluna ficar no corredor.

 


D. 

o reforçamento negativo utilizado pela professora não é eficiente.

 


E. 

se o objetivo da professora era diminuir um mau comportamento, seria preciso usar um reforço negativo.

 

Comentários

Postar um comentário

Relaçao Etnico-Racial no Brasil - UNID 1

QUESTIONARIO - Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa

QUESTIONARIO - Orientação e Práticas de Projetos de Ensino Fundamental

QUESTIONARIO 3 - Metodologia de Arte e Movimento: Corporeidade

QUESTIONARIO - Metodologia e Prática do Ensino da Matemática e Ciências

QUESTIONARIO 2 - Psicologia Sócio-Interacionista

QUESTIONARIO - PEDAGOGIA INTERDISCIPLINAR

QUESTIONARIO I - PSICOLOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA

QUESTIONARIO 1 - Metodologia de Arte e Movimento: Corporeidade

QUESTIONARIO: Filosofia, Comunicacao e Ética - UNIDADE 2

QUESTIONARIOS - Estudos Disciplinares VIII