QUESTIONARIO - Desenvolvimento Cognitivo
Exercicio
1.
Sander é um garoto de 16 anos que corre muitos riscos, como dirigir em alta velocidade, beber e dirigir e fazer sexo sem proteção. Pesquisas recentes sobre o cérebro indicam que uma provável razão para condutas arriscadas como a de Sander é:
A.
Córtex pré-frontal ainda em desenvolvimento.
B.
Dano no hipocampo.
C.
Lateralidade do cérebro incompleta.
D.
Mielinização completa.
E.
Sinapses cerebrais.
Exercícios
2.
A Sra. Gonzales leciona para o 1º ano. Qual das estratégias apresentadas a seguir seria mais próxima à abordagem de Piaget?
A.
Criar cartões iluminados para ensinar o vocabulário.
B.
Demonstrar como desempenhar uma operação matemática e fazer os estudantes imitá-la.
C.
Pedir que alunos mais habilidosos atuem como professores junto aos demais colegas.
D.
Planejar situações que promovam o pensamento e as descobertas dos estudantes.
E.
Usar um teste-padrão para avaliar as habilidades de leitura dos estudantes.
Exercícios
3.
Os alunos do 4º ano do Sr. Gould estão aprendendo a relação entre porcentagem, decimais e frações. O Sr. Gould distribui um exercício em que pede aos alunos que convertam frações em decimais e depois em porcentagens. Christopher consegue fazer esse exercício sem ajuda do professor ou de colegas de classe. O que diria Vygotsky sobre a tarefa de Christopher, em relação à sua Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)?
A.
Essa tarefa é apropriada para Christopher porque está dentro da sua zona de desenvolvimento proximal.
B.
Essa tarefa não é apropriada para Christopher porque está abaixo da sua zona de desenvolvimento proximal.
C.
Essa tarefa não é apropriada para Christopher porque está acima da sua zona de desenvolvimento proximal.
D.
Essa tarefa não é apropriada para Christopher porque está dentro da sua zona de desenvolvimento proximal.
E.
Essa tarefa pode ser apropriada para Christopher, desde que ele a considere compatível com sua zona de desenvolvimento proximal.
Exercícios
4.
Um aluno demonstra habilidades de raciocinar de forma lógica, todavia de um modo idealista, com a capacidade de desenvolver pensamentos mais abstratos. Em qual estágio de desenvolvimento cognitivo da teoria de Piaget se encontra este aluno?
A.
Lógico-formal.
B.
Operacional concreto.
C.
Pré-operacional.
D.
Sensório-motor.
E.
Simbólico.
Exercícios
5.
Piaget e Vygotsky, em suas teorias sobre o desenvolvimento cognitivo das crianças, pensam o aluno como um ser ativo, dotado da capacidade de dar significado e de formular hipóteses sobre o ambiente em que está inserido. Todavia, as concepções dos dois autores sobre o modo como o aluno se desenvolve e adquire conhecimento possuem formulações bastante diferentes. Uma das diferenças marcantes entre as teorias de Piaget e Vygotsky está descrita em uma das alternativas a seguir. Assinale-a:
A.
Piaget, ao contrário de Vygotsky, acredita que a linguagem exerce um papel muito importante na construção do pensamento, especialmente em função da aprendizagem.
B.
Piaget é contrário aos testes padrões utilizados por Vygotsky para determinar o nível de desenvolvimento cognitivo entre alunos de uma mesma faixa etária.
C.
Piaget, ao contrário de Vygotsky, defendeu a dinâmica de que os alunos mais habilidosos podem exercer um papel de apoio e orientação em relação às outras crianças.
D.
Vygotsky, ao contrário de Piaget, defende que as crianças se utilizam de processos para construir seu conhecimento de mundo: esquemas, assimilação e acomodação, organização e equilíbrio.
E.
Vygotsky, ao contrário de Piaget, que dá grande ênfase na teoria de estágios cognitivos, não propõe nenhum estágio de desenvolvimento ao apresentar sua teoria cognitiva.
Comentários
Postar um comentário