QUESTIONARIO - Desenvolvimento Cognitivo




Exercicio 

1.

Sander é um garoto de 16 anos que corre muitos riscos, como dirigir em alta velocidade, beber e dirigir e fazer sexo sem proteção. Pesquisas recentes sobre o cérebro indicam que uma provável razão para condutas arriscadas como a de Sander é:

A

Córtex pré-frontal ainda em desenvolvimento.

 

B. 

Dano no hipocampo.

 

C. 

Lateralidade do cérebro incompleta.

 

D. 

Mielinização completa.

 

E. 

Sinapses cerebrais.

 

Exercícios

2.

A Sra. Gonzales leciona para o 1º ano. Qual das estratégias apresentadas a seguir seria mais próxima à abordagem de Piaget?

A. 

Criar cartões iluminados para ensinar o vocabulário.

 

B. 

Demonstrar como desempenhar uma operação matemática e fazer os estudantes imitá-la.

 

C. 

Pedir que alunos mais habilidosos atuem como professores junto aos demais colegas.

 

D. 

Planejar situações que promovam o pensamento e as descobertas dos estudantes.

 

E. 

Usar um teste-padrão para avaliar as habilidades de leitura dos estudantes.

 

Exercícios

3.

Os alunos do 4º ano do Sr. Gould estão aprendendo a relação entre porcentagem, decimais e frações. O Sr. Gould distribui um exercício em que pede aos alunos que convertam frações em decimais e depois em porcentagens. Christopher consegue fazer esse exercício sem ajuda do professor ou de colegas de classe. O que diria Vygotsky sobre a tarefa de Christopher, em relação à sua Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)?

A. 

Essa tarefa é apropriada para Christopher porque está dentro da sua zona de desenvolvimento proximal.

 

B. 

Essa tarefa não é apropriada para Christopher porque está abaixo da sua zona de desenvolvimento proximal.

 

C. 

Essa tarefa não é apropriada para Christopher porque está acima da sua zona de desenvolvimento proximal.

 

D. 

Essa tarefa não é apropriada para Christopher porque está dentro da sua zona de desenvolvimento proximal.

 

E. 

Essa tarefa pode ser apropriada para Christopher, desde que ele a considere compatível com sua zona de desenvolvimento proximal.

 

Exercícios

4.

Um aluno demonstra habilidades de raciocinar de forma lógica, todavia de um modo idealista, com a capacidade de desenvolver pensamentos mais abstratos. Em qual estágio de desenvolvimento cognitivo da teoria de Piaget se encontra este aluno?

A. 

Lógico-formal.

 

B. 

Operacional concreto.

 

C. 

Pré-operacional.

 

D. 

Sensório-motor.

 

E. 

Simbólico.

 

Exercícios

5.

Piaget e Vygotsky, em suas teorias sobre o desenvolvimento cognitivo das crianças, pensam o aluno como um ser ativo, dotado da capacidade de dar significado e de formular hipóteses sobre o ambiente em que está inserido. Todavia, as concepções dos dois autores sobre o modo como o aluno se desenvolve e adquire conhecimento possuem formulações bastante diferentes. Uma das diferenças marcantes entre as teorias de Piaget e Vygotsky está descrita em uma das alternativas a seguir. Assinale-a:

A. 

Piaget, ao contrário de Vygotsky, acredita que a linguagem exerce um papel muito importante na construção do pensamento, especialmente em função da aprendizagem.

 

B. 

Piaget é contrário aos testes padrões utilizados por Vygotsky para determinar o nível de desenvolvimento cognitivo entre alunos de uma mesma faixa etária.

 

C. 

Piaget, ao contrário de Vygotsky, defendeu a dinâmica de que os alunos mais habilidosos podem exercer um papel de apoio e orientação em relação às outras crianças.

 

D. 

Vygotsky, ao contrário de Piaget, defende que as crianças se utilizam de processos para construir seu conhecimento de mundo: esquemas, assimilação e acomodação, organização e equilíbrio.

 

E. 

Vygotsky, ao contrário de Piaget, que dá grande ênfase na teoria de estágios cognitivos, não propõe nenhum estágio de desenvolvimento ao apresentar sua teoria cognitiva.

Comentários

Relaçao Etnico-Racial no Brasil - UNID 1

QUESTIONARIO - Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa

QUESTIONARIO - Orientação e Práticas de Projetos de Ensino Fundamental

QUESTIONARIO 3 - Metodologia de Arte e Movimento: Corporeidade

QUESTIONARIO - Metodologia e Prática do Ensino da Matemática e Ciências

QUESTIONARIO 2 - Psicologia Sócio-Interacionista

QUESTIONARIO - PEDAGOGIA INTERDISCIPLINAR

QUESTIONARIO I - PSICOLOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA

QUESTIONARIO 1 - Metodologia de Arte e Movimento: Corporeidade

QUESTIONARIO: Filosofia, Comunicacao e Ética - UNIDADE 2

QUESTIONARIOS - Estudos Disciplinares VIII