QUESTIONARIO - Principais Contextos Sociais que Influenciam o desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes

 

Exercícios

1.

Um dos contextos sociais nos quais as crianças vivem e que exerce uma influência importante sobre o desenvolvimento socioemocional dela é a família. Sobre ele é CORRETO aceitar que:


A. 

Crianças com pais negligentes podem desenvolver a sensação de que outros aspectos das vidas de seus pais são mais importantes do que elas.

 


B. 

O contexto familiar exerce uma influência uniforme sobre as crianças, pois a relação pais e filhos é autorregulada pela cultura e não por outros fatores.

 


C. 

Os pais devem ter consciência de que seu papel se limita a oferecer proteção e cuidar da socialização da criança, ao passo que educação em si é uma tarefa dos educadores.

 


D. 

Os pais podem manter uma linha autoritária na relação com seus filhos, pois mesmo sendo esta uma linha severa, foram crianças independentes.

 


E. 

Um comportamento parental indulgente corresponde a um estilo de criação no qual os pais muitas vezes levam em consideração o desenvolvimento integral da criança.

 

Exercícios

2.

Professores eficientes sabem que a interação entre os pais ou responsáveis de um aluno e a escola onde este se insere é uma prática altamente benéfica. Em virtude disso, vários professores encontram maneiras de envolver os pais, ou responsáveis, no processo educacional dos estudantes. Ciente desta demanda e considerando as ações descritas nas alternativas abaixo, qual dos seguintes professores provavelmente terá mais êxito na tentativa de estimular o envolvimento apropriado dos pais na educação de seus filhos?


A. 

A professa Lúcia diz aos pais que suas crianças precisam desenvolver independência, e que isso não acontecerá se eles ficarem rodeando a escola e interferindo no processo educacional.

 


B. 

A professora Vânia promove encontros periódicos com os pais para discutirem expectativas, metas e outras questões pertinentes. Nesta ocasião, ela requisita voluntários para acompanhar estudos de campo e envia a todos os pais relatórios regulares.

 


C. 

O professor Antônio faz reuniões regulares com os pais de alunos-problema para dar-lhes informações sobre o processo de aprendizado de seus filhos. Ele também envia e-mail a um pai no caso de uma criança ter tido um progresso marcante.

 


D. 

O professor Hernandez organiza duas reuniões de pais e mestres por ano e envia e-mails aos pais caso as crianças não apresentem progresso em seus trabalhos ou apresentem quaisquer problemas em classe.

 


E. 

O professor Sebastian envia semanalmente para casa anotações sobre o progresso da criança para os pais que as requisitam. Ele convida cada pai para uma reunião ao final do primeiro bimestre e entra em contato com os pais caso uma criança esteja com sérios problemas na escola.

 

Exercícios

3.

Nas relações com seus pares, as amizades exercem uma influência bastante positiva no desenvolvimento infantil. Todavia, pais e escola devem estar atentos em acompanhar de perto alguns aspectos envolvidos nas amizades que podem ser tanto benéficos quanto prejudiciais às crianças. Assinale a alternativa em que a associação entre um aspecto da amizade infantil e uma desvantagem ao desenvolvimento da criança está CORRETAMENTE apresentada.


A. 

A afeição é um aspecto que propicia com que as crianças possam se expor demais às outras crianças, confidenciando aspectos muito pessoais de seus sentimentos.

 


B. 

A competitividade esportiva é o que induz as crianças à hiperatividade e à agressividade.

 


C. 

A discrepância entre as faixas de idade das crianças podem estimular uma maturidade precoce indesejável.

 


D. 

Em relação ao aspecto do companheirismo a criança passa a privar-se do convívio familiar.

 


E. 

O sentir-se constantemente apoiado psicologicamente pelos amigos não favorece o desenvolvimento da confiança no convívio social com desconhecidos.

 

Exercícios

4.

Samuel está no quarto ano. Ele é grande para sua idade, mas não é muito maduro. Ele é extremamente sensível a qualquer espécie de crítica – construtiva ou não. Ele chora quando alguém o provoca, o que acontece com frequência, e se sente menosprezado pelos seus colegas. Qual é o status de pares mais provável para Samuel?


A. 

Controverso.

 


B. 

Médio.

 


C. 

Negligenciado.

 


D. 

Popular.

 


E. 

Rejeitado.

 

Exercícios

5.

Existem diversos conteúdos educacionais que devem ser abordados em mais de uma ocasião ao longo dos anos escolares, devido à sua relevância e à pluralidade das abordagens possíveis. Entretanto, estes conteúdos devem ser tratados a cada ano respeitando a faixa de idade e o nível de desenvolvimento dos alunos. Considere por exemplo a temática da organização das sociedades indígenas no Brasil, antes da chegada dos europeus ao território brasileiro. Qual das descrições a seguir indica uma abordagem adequada a esta temática, considerando se tratar de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental?


A

Na classe do professor Willian, as crianças leram narrativas sobre a vida dos índios brasileiros antes da colonização. Agora, estão construindo maquetes que retratam a vida em uma tribo. O professor anda pela sala, oferecendo ajuda, quando necessário, e se assegurando de que todos estejam se concentrando na tarefa.

 


B. 

Na classe do professor Roosevelt estão se revezando na leitura em voz alta de um livro sobre a vida dos índios. Cada estudante lê um parágrafo do livro. Quando eles terminarem a leitura, farão um teste sobre seu conteúdo.

 


C. 

Na aula do professor Lincoln, cada estudante lê um livro diferente sobre a vida dos índios brasileiros e depois escreve um relatório. Os estudantes trabalham em silêncio em suas carteiras e o professor controla para que não falem entre si.

 


D. 

O professor Silvério preparou sua aula no Power Point e está dando uma palestra para seus estudantes sobre a vida dos índios. Ele está apontando as características da cosmovisão religiosa dos índios como forma de compreensão da realidade. Ele aplicará um teste sobre o processo de manutenção dos mitos indígenas.

 


E. 

O professor Vitor pediu que os alunos fizessem uma pesquisa em casa e redigissem um trabalho a ser entregue em sala de aula, contendo os principais aspectos envolvendo a organização social indígena, tais como economia, organização tribal e papéis sociais de uma determinada tribo.

 

Comentários

Relaçao Etnico-Racial no Brasil - UNID 1

QUESTIONARIO - Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa

QUESTIONARIO - Orientação e Práticas de Projetos de Ensino Fundamental

QUESTIONARIO 3 - Metodologia de Arte e Movimento: Corporeidade

QUESTIONARIO - Metodologia e Prática do Ensino da Matemática e Ciências

QUESTIONARIO 2 - Psicologia Sócio-Interacionista

QUESTIONARIO - PEDAGOGIA INTERDISCIPLINAR

QUESTIONARIO I - PSICOLOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA

QUESTIONARIO 1 - Metodologia de Arte e Movimento: Corporeidade

QUESTIONARIO: Filosofia, Comunicacao e Ética - UNIDADE 2

QUESTIONARIOS - Estudos Disciplinares VIII