QUESTIONÁRIO - Educação Inclusiva
Exercícios
1.
As crianças superdotadas, com o QI acima de 130 pontos e talento acima da média em campos como as artes plásticas, a matemática ou a música, também pertencem ao grupo de alunos com necessidades educacionais especiais. É normal que, sem o apoio e a metodologia adequadas, essas crianças se frustrem, perdendo o interesse pelo processo educacional, o que pode acarretar fracasso no desempenho escolar. Um maneira de estimular alunos superdotados a obter sucesso na escola é:
A.
diminuir as expectativas sobre os resultados dessas crianças.
B.
propor desafios educacionais de modo a instigar estas crianças.
C.
impedir a participação das crianças em programas de aceleração.
D.
não considerar a criança como academicamente adiantada.
E.
pedir aos pais que nunca estimulem as crianças.
Exercícios
2
Considera-se que uma verdadeira educação inclusiva é um convite à mudança tanto para os alunos quanto para a escola e seus professores. Um exemplo de como a presença de um aluno com necessidades educacionais especiais reflete no cotidiano do professor está CORRETAMENTE representado na alternativa:
A.
Além de pensar no grupo de alunos de sua classe, o professor terá que pensar também no aluno com deficiência isoladamente.
B.
É preciso que o professor se torne um especialista em relação às demandas do aluno com deficiência.
C.
É necessário pensar sempre em atividades diferenciadas para o aluno com deficiência.
D.
O professor poderá trabalhar mais vezes atitudes de inclusão junto à classe, com a presença de um aluno com deficiência.
E.
O professor será obrigado a dividir com um professor auxiliar, que acompanha o aluno com deficiência, a condução das aulas.
Exercícios
3
Marc tem uma dificuldade de aprendizagem leve. Sua habilidade de leitura está com dois anos de defasagem em relação ao nível do ano em que estuda. Como resultado, ele tem dificuldade nas matérias que envolvem muita leitura, como linguagem, estudos sociais e ciências. Ele vai muito melhor em matemática. Que tipos de serviços seriam mais apropriados para Marc?
A.
Marc deveria frequentar uma classe regular com algumas modificações feitas em seu currículo e talvez com a ajuda de um auxiliar ou serviços ocasionais na sala auxiliar.
B.
Marc deveria frequentar uma classe regular, com um professor de educação regular, sem nenhuma modificação.
C.
Marc deveria ser educado em casa, pelos seus pais, aprendendo os conteúdos na medida do possível.
D.
Marc deveria estudar em uma escola separada para estudantes com deficiências, pois o convívio com crianças sem deficiência não lhe faria bem.
E.
Marc deveria ser educado por um professor especial, numa classe apenas para alunos com necessidades especiais, mas em uma escola regular.
Exercícios
4
Juliana é uma aluna com paralisia cerebral. Isso faz com que seus movimentos sejam um pouco limitados. Seu professor encontrou para Juliana um teclado alternativo para facilitar seu aprendizado. Que tipo de tecnologia o professor está propondo à Juliana?
A.
Aplicação construtiva.
B.
Hipermídia complexa.
C.
Software de instrução.
D.
Tecnologia auxiliar.
E.
Tecnologia instrutiva.
Exercícios
5
O termo "educação inclusiva" faz parte das diretrizes educacionais do Brasil e de vários outros países do mundo. É um processo que ainda gera uma preocupação a respeito da compreensão ampla de seu significado. Um modo de compreender corretamente o que o termo propõe, para que a prática da educação inclusiva obtenha sucesso, consiste em:
A.
Afrouxar o currículo acadêmico para que todos os alunos sintam-se igualmente capazes.
B.
Compreender que educação inclusiva é o mesmo que educação especial.
C.
Focar apenas nas adaptações físicas das escolas regulares.
D.
Manter o enfoque no aluno com necessidades educacionais especiais.
E.
Voltar-se para o bem-estar e sucesso educacional de todos no ambiente do ensino regular.
Comentários
Postar um comentário