QUESTIONARIO - Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa


 

Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa

Questão 1

Texto da questão

Por muito tempo a escola ofereceu a seus alunos modelos para que fossem reproduzidos fielmente. Qualquer desvio ou modificação, fosse intencional ou não, resultaria em repreensão. Estudos realizados posteriormente revelaram que essa prática não contribuía para uma aprendizagem efetiva. Hoje, contudo, a palavra "modelo" volta ao cenário da educação, com o propósito de...

Escolha uma:

mostrar que a história tem um caráter cíclico e tudo o que ocorreu no passado retornará na atualidade.

repetir uma prática educativa que não deu certo no passado, mas poderá dar certo nos dias atuais.

oferecer ao aluno uma referência a partir da qual ele poderá orientar suas decisões.

possibilitar ao aluno com dificuldade de aprendizagem um modo de realizar as atividades.

resgatar um conceito que foi mal interpretado, mas que é muito útil no treinamento dos alunos.


Questão 2

Texto da questão

Por querermos contribuir significativamente para a formação de leitores competentes, devemos realizar muitas sessões de leitura com os alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Entretanto, é preciso compreender que o que estamos chamando de sessões de leitura é...

Escolha uma:

um momento de leitura individual e silencioso, realizado pelos alunos para que adquiram fluência na leitura.

uma estratégia de ensino que confere ao aluno autonomia para escolher os títulos que deseja ler nos dias em que o professor os leva à biblioteca ou a outro espaço de leitura na escola.

uma proposta que pressupõe a leitura de um texto escolhido pelo aluno e o consequente preenchimento de uma ficha com dados do livro para avaliar sua opinião sobre a obra.

uma solicitação que o professor faz aos alunos para a leitura de um livro, com data prevista para entrega de trabalho e discussão.

uma dinâmica coletiva de leitura e discussão/reflexão sobre o material que foi lido pelo professor ou pelos alunos.

 

Questão 3

Texto da questão

Para que as estratégias de leitura possam ser ensinadas aos alunos na escola (fato que, de um modo geral, ainda não acontece), é imprescindível que o professor possa criar boas situações didáticas, com textos escolhidos previamente que lhe possibilitem...

Escolha uma:

simplificar o conteúdo, fragmentando-o em pequenas partes bem trabalhadas para que o aluno tenha condições de relacioná-las com o todo.

fazer perguntas reflexivas a partir das quais os alunos possam mobilizar o que sabem para resolver aquilo que não sabem.

preparar um pequeno manual de situações em que as estratégias de leitura devam ser utilizadas, deixando-o à disposição dos alunos para consulta.

medir o quanto o aluno aprendeu no momento da leitura, o que pode ser feito por meio de avaliações (provas) simples.

solicitar trabalhos após a realização da sessão de leitura, com a finalidade de verificar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo discutido.

 

Questão 4

Texto da questão

Há entre os educadores um discurso recorrente que defende a necessidade de modificar o ensino. De um modo geral, os defensores dessa ideia são contra o ensino mecanizado, a repetição de modelos, a cópia, a memorização etc. Esse posicionamento se justifica por...

Escolha uma:

compreender que o ensino precisa adaptar-se às exigências do mercado de trabalho atual, dando ao aluno condições para nele inserir-se.

acreditar na necessidade de promover um ensino que possibilite ao aluno sair da passividade de seu processo de aprendizagem e caminhar em direção à atividade.

entender que o ensino atual necessita essencialmente da facilidade e da modernidade proporcionadas pelas tecnologias atuais.

viabilizar um ensino que tenha por finalidade permitir que o aluno construa sozinho o seu conhecimento, pois essa é a expectativa que a sociedade tem em relação a ele.

perceber a urgência de modificar as práticas de ensino para que o professor possa ter condições de lutar por melhores salários para a categoria.

 

Questão 5

Texto da questão

Quando falamos dos procedimentos de leitura, sabemos que eles envolvem a utilização de estratégias como recursos para auxiliar na compreensão do texto que estamos lendo. De modo geral, utilizamos estratégias de leitura sempre que...

Escolha uma:

estamos em um ambiente barulhento e não conseguimos nos concentrar.

nos deparamos com textos que não estão de acordo com a nossa preferência pessoal.

queremos mostrar a alguém o quanto entendemos daquilo que lemos.

encontramos obstáculos frente à fluência necessária para a compreensão do texto.

precisamos interromper a leitura por algum motivo alheio a nossa vontade.

 

Questão 6

Texto da questão

Para que possamos repensar o ensino, é preciso resgatar, discutir e compreender alguns fatos históricos – que de algum modo influenciaram o processo educativo de cada época – analisando os efeitos que se estendem até os dias atuais. Esse movimento de retorno ao passado é importante porque...

Escolha uma:

o que sabemos são ideias gerais, e quando nos propomos a recompor o passado podemos recuperar os detalhes de todo o processo para restabelecer um quadro histórico com fidelidade de informações.

não queremos que o ensino atual tenha resquícios do ensino que recebemos no passado, pois sabemos dos muitos problemas apresentados.

sabemos que a história sempre se repete, por isso, mais cedo ou mais tarde, vamos nos deparar com uma educação tal como ocorreu no passado e precisamos estar preparados.

permite que analisemos sucessos e fracassos buscando modificar o que deu errado no processo e potencializando aquilo que deu certo.

sabemos que, apesar das críticas, na educação do passado as pessoas aprendiam de verdade e por esse motivo é preciso resgatá-la.



QUESTAO 7

Texto da questão

Muito se tem discutido sobre o papel da escola nos dias atuais. Entretanto, sabe-se que, no que se refere ao ensino da leitura e da escrita, ela deve buscar a formação do aluno para além da decifração, ou seja, para além da codificação e da decodificação. Isso quer dizer que é seu objetivo nessa área...

Escolha uma:

inserir o aluno no conhecimento da codificação e da decodificação para depois iniciar o trabalho com o desenvolvimento de competências.

permitir que o professor decida livremente se começa a ensinar o aluno a decifrar ou se inverte esse processo iniciando pelo ensino de competências para depois partir para a decifração.

treinar o aluno nos diferentes gêneros textuais para que, em caso de necessidade, ele saiba classificá-los adequadamente e escrevê-los segundo o seu rigor.

proporcionar situações para o desenvolvimento de competências, sem importar-se com o processo de codificação e decodificação.

contribuir para o desenvolvimento da competência leitora e escritora, utilizando-se, para tanto, de práticas adequadas para esse fim.

 

Questão 8

Texto da questão

O período em que o Brasil foi governado por militares (1964-1985), bastava que as pessoas compreendessem o que era esperado delas e que soubessem cumprir ordens. Não havia espaço, nesse momento histórico, para reflexões, críticas, sugestões etc. O que era dito pelas autoridades, em todas as instâncias sociais, era para ser cumprido e não submetido a avaliações. O ensino da leitura e da escrita, nesse período histórico, pretendia...

Escolha uma:

permitir a interação do aluno com o texto, já que sempre foi objetivo do ensino formar leitores e escritores autônomos.

contribuir para uma formação que tivesse como principal objetivo instrumentalizar o aluno para participar dos protestos existentes na época.

formar leitores e escritores que permanecessem na esfera do "decifrar" as palavras, ou seja, que soubessem codificá-las e decodificá-las.

possibilitar o acesso a muitas informações que não eram divulgadas nos meios de comunicação da época para pensar nas mudanças necessárias.

contribuir para a formação de um sujeito ativo pessoal e socialmente, visto que essa era uma necessidade da época.

 

Questão 9

Texto da questão

De um modo geral, os professores que lecionam nos anos iniciais não se dedicam à realização de leituras para seus alunos porque há uma série de cobranças nessa etapa do ensino, principalmente no que se refere ao cumprimento do conteúdo indicado para o ano vigente. Sabe-se que essa é a realidade na maioria das escolas brasileiras, sejam elas públicas ou particulares. Entretanto, essa realidade...

Escolha uma:

coloca em evidência a falta de clareza em relação aos benefícios propiciados pela leitura.

expõe a impossibilidade de articular com coerência as correntes teóricas e a prática pedagógica.

revela a falta de interesse do professor com a formação do leitor competente.

nega a hierarquia entre os conteúdos, ou seja, não há conteúdo mais importante que outro.

pressupõe que a leitura, por sua importância, já é suficientemente explorada na Educação Infantil.

 

Questão 10

Texto da questão

Muitos autores defendem um ensino por desenvolvimento de competências. Para eles, de nada adianta decorar uma informação, conteúdo ou conceito, se no momento em que se precisar dele não se souber usá-lo. Desse modo, a competência deve ser entendida como...

Escolha uma:

a disponibilidade para utilizar um dom pessoal na resolução de problemas sociais.

a facilidade para resolver situações de ordem prática, mas não teórica.

a capacidade que o indivíduo possui para resolver problemas de qualquer natureza.

a possibilidade de mobilizar saberes de que se dispõe para resolver um problema do cotidiano.

a habilidade de adquirir conhecimento teórico sobre um determinado assunto.

    Enviado por: Sâmara Rodrigues Miranda - unip - polo vitoria-es



 


Comentários

Postar um comentário

Relaçao Etnico-Racial no Brasil - UNID 1

QUESTIONARIO - Orientação e Práticas de Projetos de Ensino Fundamental

QUESTIONARIO 3 - Metodologia de Arte e Movimento: Corporeidade

QUESTIONARIO - Metodologia e Prática do Ensino da Matemática e Ciências

QUESTIONARIO 2 - Psicologia Sócio-Interacionista

QUESTIONARIO - PEDAGOGIA INTERDISCIPLINAR

QUESTIONARIO I - PSICOLOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA

QUESTIONARIO 1 - Metodologia de Arte e Movimento: Corporeidade

QUESTIONARIO: Filosofia, Comunicacao e Ética - UNIDADE 2

QUESTIONARIOS - Estudos Disciplinares VIII