QUESTIONARIO 2 - Direitos Humanos 2


 

Direitos Humanos 2

Top of Form

Questão 1

Texto da questão

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), adotada e proclamada pela Resolução 217 A (III) da Assembleia Geral da ONU em 10/12/1948 e assinada pelo Brasil na mesma data, representou o repúdio direto das ideologias que tinham por princípio “o desprezo e o desrespeito pelos direitos do homem”. As liberdades consideradas “como a mais alta aspiração do homem comum”, no preâmbulo da DUDH são:

Escolha uma:

a. Liberdade de palavra, de crença e de viver em um país ditatorial.

b. Liberdade de palavra, de reunião e de opinião.

c. Liberdade de viver a salvo do temor e da necessidade de ser governado por outro homem.

d. Liberdade política, de uma única crença e de locomoção.

e. Liberdade ao repouso e lazer, à instrução de nível superior e à vida cultural.

Limpar minha escolha

Questão 2

Texto da questão

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental destacam que é preciso reverter o quadro de discriminação e exclusão existente no interior das escolas, perpetrado pelo racismo, sexismo e preconceitos originados por situações socioeconômicas, regionais, culturais e étnicas. Sendo assim, ao definir suas propostas pedagógicas, as escolas deverão explicitar, dentre outros aspectos:

Escolha uma:

a. O reconhecimento da identidade pessoal de alunos e professores.

b. Um código de conduta para toda a comunidade escolar.

c. Os limites precisos da atuação de cada profissional que atua na escola.

d. Estratégias traçadas para minimizar as dificuldades econômicas da comunidade.

e. Medidas severas visando a garantir o respeito a toda a comunidade escolar.

Limpar minha escolha

Questão 3

Texto da questão

Acerca do conceito de minorias e do seu exercício da cidadania a alternativa incorreta é:

Escolha uma:

a. A exclusão social é inexistente e isso descaracteriza a existência do racismo.

b. As minorias se organizam cada vez mais para defenderem os seus princípios.

c. As minorias étnicas, religiosas e políticas buscam o seu espaço geográfico e social.

d. A exclusão social é forte entre as minorias e origina diferentes grupos de excluídos.

e. Um exemplo de manifestações das minorias é a parada LGBT.

Limpar minha escolha

Questão 4

Texto da questão

A Educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, e tem por finalidade:

Escolha uma:

a. O pleno desenvolvimento do estudante sem igualdade de condições para o acesso na escola.

b. O seu preparo para agir preconceituosamente perante os segmentos da sociedade.

c. O pensamento de ter sempre a reprovação na escola como estímulo à educação sem qualidade.

d. O pleno entendimento de que apenas a política de educação se faz necessária para o aluno ficar em sala de aula em período integral.

e. O pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício pleno da cidadania.

Limpar minha escolha

Questão 5

Texto da questão

A Declaração Universal dos Direitos Humanos pode ser caracterizada, primeiramente, por sua amplitude, compreendendo um conjunto de direitos e faculdades, sem as quais um ser humano não pode desenvolver sua personalidade física, moral e intelectual. Em segundo lugar, pela universalidade, aplicável a todas as pessoas de todos os países, raças, religiões e sexos, seja qual for o regime político dos territórios nos quais incide. Assinale abaixo a assertiva que é contrária ao enunciado acima:

Escolha uma:

a. Teve imediatamente, após a sua adoção, grande repercussão moral ao despertar nos povos a consciência de que o conjunto da comunidade humana se interessava pelo seu destino.

b. Como uma plataforma comum de ação, a Declaração foi adotada em 10 de dezembro de 1948, pela aprovação de 48 Estados, com 8 abstenções.

c. Objetiva delinear uma ordem pública mundial fundada no respeito à dignidade da pessoa humana, para orientar o desenvolvimento de uma raça humana superior.

d. Introduz a indivisibilidade dos direitos humanos, ao conjugar o catálogo dos direitos civis e políticos, com o dos direitos econômicos, sociais e culturais.

e. Normatiza os direitos das mulheres e tem como objetivo garantir que os direitos das mulheres são direitos humanos.

Bottom of Form

 

Comentários

Relaçao Etnico-Racial no Brasil - UNID 1

QUESTIONARIO - Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa

QUESTIONARIO - Orientação e Práticas de Projetos de Ensino Fundamental

QUESTIONARIO 3 - Metodologia de Arte e Movimento: Corporeidade

QUESTIONARIO - Metodologia e Prática do Ensino da Matemática e Ciências

QUESTIONARIO 2 - Psicologia Sócio-Interacionista

QUESTIONARIO - PEDAGOGIA INTERDISCIPLINAR

QUESTIONARIO I - PSICOLOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA

QUESTIONARIO 1 - Metodologia de Arte e Movimento: Corporeidade

QUESTIONARIO: Filosofia, Comunicacao e Ética - UNIDADE 2

QUESTIONARIOS - Estudos Disciplinares VIII