QUESTIONARIO - Relaçao Etnico-Racial no Brasil - UNIDADE 3

Questão 1

 Como educadores, precisamos observar que os currículos são fruto de escolhas políticas, cabendo aos profissionais da educação, em especial aos professores, incluir ou excluir assuntos que servem ou não servem ao propósito de formação da criança e do jovem. Nesta atitude de consciência crítica para uma educação pela igualdade racial, o professor deverá trabalhar ativamente: Escolha uma:
a. Valorização das diversidades étnicas
b. Escolha de livros didática e paradidáticos que contemplem os fatos históricos em sua realidade e não de forma simplificada
c. A representatividade de todos os segmentos sociais
d. Todas as alternativas estão corretas 
e. A desconstrução de estereótipos

 Questão 2
 Segundo o material produzido pela Universidade Federal de São Carlos*, utilizado na formação de professores para uma educação cidadã e para a igualdade racial no Brasil, os professores e professoras devem: Escolha uma:
a. Todas as alternativas anteriores são estratégias válidas para a promoção da igualdade racial na escola.
b. Promover novas relações interpessoais, mais afetuosas, profundas e significativas
c. Recriar novos sentimentos e reconhecimentos, especialmente em relação a si mesmo, num movimento de respeito a toda forma de diversidade
d. Colaborar para a constituição de subjetividades outras, livres da clausura causada pelo modelo dito “ideal”
e. Incorporar o discurso das diferenças não como um desvio, mas como algo enriquecedor de nossas práticas e das relações entre as crianças
d. Importante instrumento para ampliação das ações defendidas pelo movimento negro
e. Trata-se de um crime que não é passível de fiança, ou seja, só pode ser punido por prisão

 Questão 3
(Adap. Concurso Público - CETRO - 2008 - SEE-SP) Ao tratarmos da presença de racismo, preconceito e discriminação nas escolas brasileiras, é correto afirmar que: Escolha uma:
a. Uma educação antirracista realiza-se com um discurso que respeite as diferenças raciais
b. O racismo cultural é considerado mais grave do que as formas de racismo individual
c. A percepção do comportamento discriminatório e do preconceito racial é central numa análise histórica e sociológica que tente compreender as relações sociais vivenciadas na escola 
d. As formas de discriminação de qualquer natureza têm o seu nascedouro na escola: o racismo e as desigualdades correntes na sociedade nascem ali
e. Toda e qualquer reclamação de ocorrência de discriminação e preconceito no espaço escolar deve ser evitada, pois os protagonistas dessas situações não são culpados por tais acontecimentos

Questão 4
 Em relação aos estereótipos raciais presentes na literatura brasileira, é Incorreto afirmar que: Escolha uma:
a. Não há estudos conclusivos sobre a produção de discursos de cunho racista na literatura clássica brasileira 
b. A literatura colaborou também para reforçar piadas e ditos populares de cunho preconceituoso
c. Os textos de Monteiro Lobato também reproduzem os estereótipos do negro como submisso e subserviente
d. Devido ao seu teor considerado racista, um dos livros de Monteiro Lobato foi vetado pelo MEC (Ministério da Educação), e proibida sua distribuição nas escolas públicas do país
e. Muitos livros da literatura clássica brasileira ajudaram a manter intactos os estereótipos de cunho racista 1985, define em seu artigo 20, inciso XI, que as terras ocupadas pelos índios são bens da União, isso significa que: Escolha uma:

Questão 5
 Podemos considerar, segundo inúmeras pesquisas produzidas pelas universidades, que os livros didáticos apresentam os seguintes problemas quando os analisamos segundo uma perspectiva das relações étnico-raciais e da promoção da igualdade racial:
I- A maioria dos livros didáticos traz uma representação muito simplificada dos fatos históricos, acabando por estigmatizar ou caricaturar segmentos sociais como mulheres, negros, idosos e trabalhadores, por exemplo, colaborando com o reforço de estereótipos;
II- A invisibilidade desses segmentos sociais desfavorecidos, que aparecem representados no conjunto dos conteúdos didáticos numa relação desproporcional àquela existente na sociedade brasileira;
III- A falta de representatividade negra ou de figuras de pessoas negras desempenhando os mais diversos papéis sociais, por exemplo, faz com que a criança afrodescendente não tenha parâmetros de igualdade e diversidade para a construção de sua
identidade étnico-racial.

Estão corretas as alternativas: Escolha uma:
a. I e II
b. I, II e III 
c. I e III
d. Somente a III
e. II e III 



ENVIADO POR: Sâmara Rodrigues Miranda - unip

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