QUESTIONARIO - Relaçao Etnico-Racial no Brasil - UNIDADE 1
Questão 1
O ano de 2011 foi definido como o Ano Internacional dos Afrodescendentes pela Organização das Nações Unidas (ONU). Qual foi considerada uma das principais intenções para esse lançamento, segundo o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, em opinião amplamente divulgada pela grande mídia.
Resposta: Despertar, na comunidade internacional, o interesse em ampliar os direitos fundamentais aos afrodescendentes.
Questão 2
(Adap. ENEM) Cada um dos argumentos abaixo nos mostra a perspectivas daqueles que são a favor das cotas para negros nas universidades brasileiras. Assinale a única alternativa que é discordante desta opinião:
Respostas: O acesso à universidade deve basear-se em um único critério. Não sendo assim, a qualidade acadêmica pode ficar ameaça por alunos despreparados. Nesse sentido, a principal luta é a de reivindicar propostas que incluam maiores investimentos na Educação Básica.
Questão 3
O livro “Casa Grande e Senzala”, de Gilberto Freire, proporcionou um novo entendimento do processo de miscigenação no Brasil, desenvolvido o conceito do mito da democracia racial, em que:
Resposta: A miscigenação toma contornos positivos, com a ênfase nas qualidades do povo brasileiro
Questão 4
Com a relação à abordagem do termo “raça”, sob uma perspectiva política, podemos dizer que:
Resposta: Se trata do uso que a comunidade afrodescendente faz desse termo na luta por seus direitos e contra toda forma de discriminação e racismo.
Questão 5
Ao ter uma consciência crítica das relações ético-raciais no Brasil e suas implicações no contexto escolar, o professor conseguirá:
Resposta: Todas as alternativas estão corretas
E as demais respostas do questionário
ResponderExcluir